quarta-feira, 29 de julho de 2015

Adriano Massuda assumirá cargo no Ministério da Saúde

O secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, vai assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. O convite foi oficializado nesta terça-feira (28), pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que veio a Curitiba para tratar do assunto com o prefeito Gustavo Fruet. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito. De acordo com o ministro, o convite é um reconhecimento às qualidades pessoais de Massuda e também aos avanços obtidos na área da saúde na atual gestão. "É uma oportunidade de ter alguém de Curitiba, formado pela Universidade Federal do Paraná, ocupando uma função tão estratégica no Ministério da Saúde, onde poderá nos apoiar na busca de recursos para o financiamento da saúde pública da capital", disse Fruet. Chioro afirmou que a indicação é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de Curitiba, referência na área de saúde pública no Brasil. "Curitiba conta com um sistema de saúde que é referência para todo Brasil, padrão ouro, e isso tem muito a ver com o trabalho que o prefeito Gustavo Fruet tem feito e também ao trabalho de gestão do Adriano". O perfil acadêmico de Massuda e a capacidade de lidar com a pesquisa, as universidades, o complexo industrial da saúde, além dos conhecimentos da gestão pública federal e também das necessidades dos municípios foram quesitos fundamentais para a indicação. "A minha ida a Brasília é um novo desafio e representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por toda equipe do SUS Curitiba. Em Brasília, além de gerir um setor que lida com inovações tecnológicas para a saúde, serei um representante de Curitiba para continuar trabalhando por projetos para a nossa cidade e defendendo a construção de um SUS universal e de qualidade para os curitibanos e todos os brasileiros". O nome do novo secretário municipal da Saúde será anunciado nos próximos dias. fonte: Bond.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Secretário de Saúde Adriano Massuda do PT deixa o cargo

O PT perde a secretaria de saúde da capital Paranaense, com a saída de Adriano Massuda, fica evidente que o PT e PDT estão rompendo acordos e a corrida eleitoral de 2016 serão mais difíceis ao atual Prefeito, pois com um índice cada vez maior de rejeição, os que até ontem eram aliados, de agora em diante se tornarão inimigos. Todos sabemos que a saúde é uma fonte inesgotável de votos, contra ou a favor, e no caso hoje a saúde em Curitiba conta como voto contra, pois vemos que a saúde caminha para trás, visto as grandes dividas com prestadores, o confronto com profissionais, o descredenciamento de especialidade, Unidades de saúde abandonadas. Os políticos já estão se mobilizando visando a corrida eleitoral e nesse caso o ex Prefeito Ducci sai na frente, pois tem um histórico na saúde como eficiente administrador de resultados e recursos.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

CONTROLE SOCIAL DA SHOW NA 13ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM CURITIBA

Aconteceu em Curitiba nos dias 10-11 e 12 de Julho a 13ª conferencia Municipal de saúde, os três dias serviram para deliberar propostas que irão compor as as diretrizes para investimentos em saúde para o município nos próximos quatro anos. Foram trabalhadas em grupos separados todas as propostas vindas das conferencias locais e distritais que aconteceram desde março até julho nos 109 conselhos locais de Curitiba, os conselhos fizeram suas conferencias e mandaram propostas para a conferencia municipal que nestes dias trabalharam para elaboração de propostas que irão compor a conferencia Estadual de saúde que acontecerá no mês de setembro em Curitiba. A programação da conferencia teve a seguinte agenda, dia 10/07 credenciamento e abertura oficial com o presidente do conselho municipal Adilson Tremura que com muita propriedade falou sobre a importância do controle social para melhorar os investimentos no SUS, (Sistema Único de Saúde). Logo em seguida o Ministério Público palestrou sobre as responsabilidades e direitos dos conselheiros, nesta palestra muitos conselheiros puderam tirar dúvidas e esclarecer sobre o papel do conselheiro e do conselho em relação ao controle social. No segundo dia a programação foi leitura e aprovação do regimento interno logo após o secretário de saúde Adriano Massuda Falou sobre a situação de saúde em Curitiba e dos desafios que a gestão tem para fazer uma gestão de saúde na capital, em seguida os mais de 600 delgados representantes de usuários, trabalhadores gestores e prestadores formaram grupos para discutir e tomar ciência das propostas que não foram atendidas das conferencia passada e as justificativas dos motivos de não terem sido contempladas, no período da tarde se reuniram novamente para os trabalhos de grupos dividido por temas diversos onde cada grupo foi formado paritariamente para a discussão e formulação das propostas que irão compor o planos municipal de saúde nos próximos 4 anos, no final da tarde foram homologadas as entidades que irão compor o conselho Municipal para a gestão 2015/2019, assim como os representantes de usuários que irão representar Curitiba na conferencia Estadual de Saúde. No último dia a plenária continuou para a leitura e aprovação das propostas, foram muitas intervenções e as discussões se estenderam até o final da tarde, mas com muito esforço e dedicação foram vencidos os trabalhos.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Pedido antigo da comunidade é atendido em Santa Felicidade

O bairro São João recebeu uma rotatória no cruzamento das Ruas Ari José Valle com a Rua Francisco Dallalibera. Este pedido da comunidade que foi apresentado pelo Vereador Manfron é muito antigo, oficialmente o requerimento 044.001343.2009 de 19 de fevereiro de 2009 foi aquele que gerou o projeto e incluiu a obra na relação de prioridades, em 2004 um novo pedido feito por Manfron o requerimento 044.11158.2013 de 22.08.2013 foi feito para oficializar a resposta de que o obra foi aceita e sairia conforme o projeto aprovado, isso aconteceu nesta ultima semana e agora já traz mais segurança a todos os motoristas que passam pelo local.

Vagas em creche é um sonho em Curitiba

Assim como na saúde, também a educação esta passando momentos difíceis nesta gestão de Gustavo Fruet, erraram quando acabaram com o Programa mãe Curitibana e com descredenciamento de prestadores de serviços especializados; E ainda como se não bastasse a notícia agora é a falta de vagas nas creches de Curitiba, todos estamos esperando para que pelo menos algumas das promessas de campanha fossem cumpridas. A fila de espera por uma vaga nas creches de Curitiba persiste na casa das 10 mil crianças há alguns anos e não deve ter qualquer mudança significativa nos próximos anos. Desde o início do governo de Gustavo Fruet (PDT), a prefeitura diz ter assegurado 7.804 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos. Nem todas, no entanto, são ofertadas atualmente, já que fazem parte delas 16 creches em construção e outras oito aguardando ordem de serviço. De 2013 até agora foram 10 os concluídos. As informações são do Metro/Curitiba. A prefeitura admite que faltam 9.888 novas vagas nas creches, segundo resposta da prefeitura ao requerimento do vereador Serginho do Posto (PSDB) em abril. A grande parte se concentra de 0 a 3 anos. Entre os destaques da LDO de 2016 para a educação – subiu de R$ 1,329 bi para R$ 1,496 bilhão, ou de 27,9% para 30% das receitas municipais – estão a construção de somente quatro creches, além da reforma e ampliação de outras 5.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Fruet tem rejeição de 62% da população

O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet vive um momento difícil em sua administração, não é novidade sua baixa popularidade desde que assumiu a prefeitura em janeiro de 2013, marcado pela falta de obras a administração Fruet vem sofrendo com o que chamamos de síndrome do arrependimento, os eleitores estão sentindo falta dos transtornos das obras que foram os alvos de ataques da campanha Fruet contra seu principal adversário na campanha de 2012, ao que em meu ver deu certo e a população preferia uma administração que fizesse obras mas com planejamento estratégico para que as obras não atrapalhasse tanto a vida dos Curitibanos; Então vem esta nova administração que conta com grandes nomes em todas a secretarias, mas que não deslancham e muito ao contrário do que se esperava retrocede em alguns pontos que sempre foram marcas das administrações anteriores como o transporte coletivo, saúde e educação. No transporte coletivo vemos que não existe acordos viáveis com as empresas e a passagem subiu muito acima do esperado, a população tem sofrido e a integração esta cada dia pior sem falar nos ônibus que estão sucateados, quase acabaram com a tarifa da domingueira enfim em termos de transporte público Curitiba hoje não detem mais o título de capital exemplo. Saúde Pública, estamos vivendo os piores dias de todos os tempos na área de saúde, pois o que vemos hoje nas mídias são simplesmente um descaso total, pessoas morrendo nas portas dos equipamentos de saúde sem atendimento qualificado, falta de medicamentos nas Unidades de saúde, profissionais sofrendo assédio moral, não acontece concurso público de saúde nesta gestão, inauguram unidades de saúde sem previsão de profissionais para ocupar os cargos necessários, enfim na saúde tudo esta indo muito mal. Na Educação o que vemos são profissionais insatisfeitos com salários, promessas de melhores ajustes e mais manutenção nas escolas que ai estão, sem falar na falta de vagas em creches de toda a cidade, pois as 15 mil vagas prometidas em campanha não chegaram nem a 10. Também se fala muito em manutenção das vias, neste quesito ai sim é que fica difícil, veja bem os chamados tapa buracos, estes são feitos e deixam uma lombada em cada buraco, ao invés de quebrar seu carro com um buraco agora quebra como um barraco. Neste sentido não fica difícil identificar o motivo pelo qual os índices de reprovação esta tão alto, como nunca tínhamos visto antes, as eleições de 2016 já estão as portas, e o eleitor hoje esta bem mais consciente e com certeza isso será levado em conta na hora de votar. Em Curitiba hoje tem muita gente se colocando a candidato a prefeito pois com esta rejeição a corrida fica mais acirrada, e vemos que já podemos ver muita gente se articulando para ocupar este cargo no executivo da capital Paranaense, alguns nomes já conhecidos estão colocando seus nomes a disposição da população como o do ex- prefeito e agora Deputado Federal Luciano Ducci, que em sua gestão deu prioridade nas obras de mobilidade urbana e com muita competência em apenas dois anos construiu binários, revitalizou importantes vias da cidade dando mais mobilidade para quem não tem como deixar seus carros em casa, neste sentido o atual prefeito tem investido muito dinheiro em ciclovías, nada contra porém o que vemos é que o Curitibano na sua maioria não gosta de andar de bicicletas pois nossa cidade não é plana e como sempre tivemos grande investimentos em vias para melhorar o transito da cidade e um transporte de qualidade muito pouca gente andava de bicicleta, mas tudo isso serve para que possamos refletir sobre as mudanças na política, será que as mudanças sempre trazem melhorias?