Este Blog tem o objetivo de informar e declarar meus pensamentos em relação aquilo que acredito.
terça-feira, 2 de agosto de 2016
Prêmio valoriza experiências de inovação em saúde pública
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou neste sábado (30) do encerramento do 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, realizado em Matinhos, no litoral do Estado. A solenidade foi marcada pelo anúncio dos 21 vencedores do 1ª Prêmio Inova Saúde Paraná, que reuniu cerca de 500 trabalhos científicos voltados ao fortalecimento do SUS.
O objetivo foi valorizar iniciativas de sucesso que vêm sendo realizadas no âmbito da saúde pública do Paraná. “Temos que dar mais espaço para a inovação em nossa área. Por isso, somos parceiros na promoção deste prêmio que incentiva cada vez mais nossos profissionais a buscarem soluções criativas para qualificar o SUS”, destacou Caputo Neto.
Para o secretário, a excelência da equipe de saúde pública do Paraná é vista em cada um dos trabalhos apresentados. “Sem dúvida, contamos com os melhores profissionais de saúde pública do país. Se hoje temos avançado e se destacado em várias áreas, isso se deve a qualidade e ao comprometimento desta equipe valorosa que atua em nossa rede”, complementou.
64Ao todo, 513 trabalhos foram inscritos na mostra, reunindo experiências desenvolvidas em 122 municípios paranaenses. Destes, 475 foram aprovados e puderam ser apresentados na quinta-feira (29) durante o congresso – seja em forma de pôster dialogado ou por comunicação coordenada (palestra).
Após avaliação criteriosa da comissão julgadora, 63 iniciativas foram pré-selecionadas para concorrer aos três primeiros lugares de cada uma das sete categorias do prêmio: Políticas Públicas de Saúde - Redes de Atenção à Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade; Planejamento e Gestão em Saúde; Vigilância em Saúde; Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde; Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública.
Vencedora na categoria Políticas Públicas de Saúde – Redes de Atenção à Saúde, a enfermeira Keullin Cristian Oliboni disse que é uma emoção muito grande ter o seu trabalho reconhecido em um evento deste porte. “Este prêmio demonstra que estamos no caminho certo e é um incentivo extra para que a gente faça ainda mais pelo bem-estar da população”, revelou.
54.Keullin apresentou a experiência do município de Laranjeiras do Sul na implantação de um projeto específico para a saúde do homem. Ela conta que, entre outras ações, foi definido que todas as seis unidades de saúde da cidade ficariam abertas também aos sábados para oferecer atendimento multidisciplinar à população masculina.
“Isso teve um impacto muito positivo, pois ampliamos o acesso dos homens aos serviços de saúde. Hoje, por exemplo, recebemos em média 100 homens por sábado em cada unidade”, explicou a enfermeira. Segundo ela, a ideia surgiu em 2013, baseada na estratégia da campanha Agosto Azul do Governo do Estado.
De acordo com o presidente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), João Campos, o prêmio mostrou que o Paraná tem uma vasta produção científica na área da saúde. “É preciso compartilhar o que está sendo feito aqui em nosso Estado. Com o apoio da Secretaria da Saúde, queremos perpetuar este prêmio e torná-lo um evento anual”, declarou.
56Promovido pelo Inesco em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná, o 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva reuniu mais de mil pessoas, entre gestores, profissionais de saúde, estudantes, pesquisadores e demais líderes do setor. Foram quatro dias de intenso debate sobre os rumos da saúde pública no Estado.
A programação envolveu 48 oficinas temáticas, além de conferências, painéis de discussão, mesas redondas, lançamentos de livros e outras atividades. “É um encerramento de uma semana histórica para a área da saúde. Tivemos lançamento da campanha da vacinação contra a dengue, abertura de concurso público para contratação de servidores, lançamento do Plano Estadual de Saúde 2016-2019 e este congresso, que com certeza vai contribuir muito para a qualificação do SUS no Paraná”, resumiu o secretário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário