quarta-feira, 12 de julho de 2017

Hospitais públicos estaduais discutem qualificação do atendimento

A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta terça-feira (11) o VI Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos. O evento ocorreu em Curitiba e teve como objetivo compartilhar as ações realizadas pelos gestores dos hospitais da rede pública estadual de saúde, a fim de gerar melhoria nas instituições. Participaram cerca de 180 gestores e profissionais dos 18 hospitais estaduais – 14 ligados à Secretaria de Estado da Saúde e quatro Hospitais Universitários, ligados à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Estamos no sétimo ano de governo fazendo investimentos contínuos na saúde do Paraná. Este seminário envolve todos os hospitais públicos estaduais para discutirmos a segurança do paciente, uma agenda de eficiência e a integração com as redes de atenção à saúde. Os hospitais não são pontos isolados e quando todos olham para a mesma direção, a saúde da população tem muito a ganhar”, exaltou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. Em 2016, os 14 hospitais estaduais gerenciados pela Secretaria de Estado de Saúde realizaram mais de 530 mil atendimentos, sendo 238 mil realizados em pronto socorro e 190 mil consultas ambulatoriais. AÇÕES – O Governo do Estado tem investido em algumas ações que dizem respeito a organização dos processos de trabalho nos hospitais. Entre elas estão as Auditorias Cruzadas Externas do Programa da Qualidade e Segurança do Paciente, realizadas entre os hospitais próprios e hospital universitário de Ponta Grossa, com a finalidade de verificar o cumprimento da implantação das ações do Programa. Outra ação é a continuidade do Grupo de Trabalho de Padronização de Materiais. O objetivo é qualificar a compra de produtos com mais qualidade e segurança aos pacientes e profissionais, sob supervisão da Sesa. PLANEJAMENTO – Além disso, os hospitais da Zona Sul e Zona Norte, de Londrina, e o Hospital Regional do Sudoeste, de Francisco Beltrão, participam do Plano de Ações Estratégicas (PAE), iniciativa que visa estabelecer as principais necessidades e problemas da cada instituição e desenvolver ações para resolvê-las. “Esta é uma ação extremamente importante pois com ela conseguimos ver quais são os maiores problemas do hospital e traçar estratégias para resolvê-los, sempre em busca de maior qualidade no atendimento aos pacientes,”, afirmou o diretor geral do Hospital da Zona Norte de Londrina, Mohamed El Kadri.
REDE – O Seminário contou com uma mesa redonda, liderada pelo consultor Eugênio Villaça Mendes, para discutir o papel dos hospitais públicos no trabalho em rede. Para Eugênio, o principal problema de saúde, é como sair de um sistema fragmentado, que se caracteriza pela não comunicação entre hospitais e centros de especialidade e passar para um sistema onde todos interajam. “O papel de um hospital é ser um dos componentes de uma ampla rede de atenção à saúde. No Paraná já houve um bom trabalho de preparação da atenção primária para coordenar redes e resolver grande parte dos problemas de saúde da população. Os centros de especialidades também estão inseridos nesse trabalho em rede. O que nos falta agora é colocar os hospitais no mesmo patamar”, salientou o consultor.
HOMENAGEM – Em agradecimento aos investimentos e avanços realizados durante a atual gestão, a diretoria do Hospital do Trabalhador prestou homenagem ao governador Beto Richa e ao secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, com uma placa de reconhecimento. Entre os investimentos realizados no hospital, está a construção do Anexo da Mulher, que abrigará a maternidade, serviços de ginecologia e obstetrícia, terapia intensiva pediátrica e neonatal, terapia intensiva adulta feminina, leitos de internação (enfermarias de dois leitos) e uma série de outros setores voltados ao atendimento à mulher. Para esta obra, o Governo do Estado destinou R$ 7,5 milhões. Em janeiro deste ano houve a entrega de 116 equipamentos ao HT, como monitores multiparamétricos, camas elétricas, entre outros, que totalizam R$ 2,1 milhões de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário