Este Blog tem o objetivo de informar e declarar meus pensamentos em relação aquilo que acredito.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Projeto prevê medidas de segurança em piscinas
Projeto de lei apresentado nesta terça-feira (17), na Câmara de Curitiba, pelo vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC) pretende proteger e salvar vidas através da prevenção de acidentes em piscinas públicas ou privadas (005.00056.2017). Segundo o parlamentar, a ideia é instalar tampa antiaprisionamento nos ralos de sucção e filtros de piscinas, bem como normas de segurança nos entornos e durante atividades esportivas e recreativas. “As piscinas são uma fonte muito usual de lazer e comodidade. Entretanto, são necessários cuidados para evitar acidentes em que as pessoas são sugadas pelos ralos de filtros, alguns casos resultando em morte”, alertou o parlamentar.
De acordo com o projeto, os ralos de filtros, também conhecidos como drenos de fundo, são um dos itens mais importantes da piscina. Eles têm a função de fazer com que a água proveniente das piscinas chegue até o sistema de filtração. Devem ser calculados de acordo com fatores como a vazão, a potência das eletrobombas e o tamanho da piscina. “Por serem de grande relevância, caso não tenham bom funcionamento ou sejam mal dimensionados, eles podem ser também uma fonte de risco, causando desde lesões corporais, até afogamentos provocados por entrelaçamento de cabelos, colares ou membros do corpo”, informou Dr. Wolmir.
A tampa antiaprisionamento é o dispositivo de segurança que cobre o ralo de fundo, permitindo o escoamento de água e impedindo a sucção. Ele deve ter um formato abaulado com aberturas de no máximo 10 mm, permitindo o fluxo de água na velocidade máxima de 0,6 m/s sem provocar a formação de vórtices e deve obrigatoriamente constar seu tempo de vida e características do material. Com essas medidas, evita-se que qualquer parte do corpo bloqueie toda a tampa do ralo de fundo, permitindo que a água possa passar ao redor do corpo e escoar pela tampa e evitando que a pessoa fique presa. “Temos que evitar que um momento feliz em família se torne uma tragédia para toda uma vida”, concluiu o vereador.
Texto: Beyvi Buganha Martins
Arte: Danielle Dalavechia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário